terça-feira, abril 14, 2009

Burrice minha ou erro religioso?...

Ontem, segunda-feira de Páscoa, estive numa aldeia a 14 Km a ocidente de Viseu, e assisti ao chamado "Compasso" ou vista da cruz de casa em casa, anunciando a ressurreição de Jesus, após a sua paixão e morte e... mais uma vez, surgiu-me a pergunta:
Se Cristo ressuscitou e se se pretende anunciar esse facto sublime, então por que se leva Jesus numa Cruz enfeitada de flores, em vez de uma imagem do Cristo Redentor, de braços bem abertos, em atitude de quem lança, ao vento, um imenso abraço à toda a Humanidade?
A Cruz é um instrumento de morte e o crucificado é a expressão da dor e da tragédia. A Ressurreição é a dimanação da Vida e da alegria, por isso - torno a demandar: - Por quê a Cruz e o seu Crucificado? Haverá alguma explicação racional e lógica para tamanha incoerência religiosa?
Eu, na minha ignorante humildade de homem que quer conhecer a verdade (será que existe?), não encontro explicação, e muito menos justificação plausível que satisfaça o meu discernir de pensador anti-dogmas.
Não se rale! Talvez eu continue, neste princípio da Era de Aquário (Era da Inteligência e da nova Espiritualidade) a ser o burro de sempre!
Se assim não for e eu não tiver qualquer razão, por favor, digam-mo. Eu quero aprender para deixar de ser assim tão burro!...

Sem comentários: