quinta-feira, outubro 16, 2008

a vida talvez seja uma lotaria

O meu amigo Almiro, o "bom patife das músicas", convidava-me para fazermos uma parceria (eu com a letra, ele com a música) e concorrermos a um determinado concurso com uma produção nossa. Ora,como estou já um tanto escaramentado nesse tipo de experiências, apenas lhe respondi com um antigo provérbio, ensinado por minha avó paterna que diz: «Guardado está o bocado para quem o há-de comer.»
Embora a asserção seja demasiado radical, porque dá os factos, antecipadamente, por consumados, não deixa - diz-me a (má) experiência - de ser um tanto verdadeira. Quantas vezes vemos abrirem-se concursos públicos para um determinado lugar ou cargo e, depois, todo o regulamento vai "ás malvas", acabando por ser ganho por alguém da "casa" ou por alguém que tem bom relacionamento com membros do júri encarregado de fazer a respectiva classificação.
Depois - afirme-se sem rebuço -, a mais das vezes, a roleta tenderá sempre a cair no lado comercial, olhando-se aos ditames da moda e não à qualidade estética, cientifica e ou ética do trabalho, pois, infelizmente, o "encosto", mesmo no0 século XXI, ainda existe, persiste, e subsiste e é, em grande parte, responsável pela crise que estamos a viver.
Ponto Final!...

Sem comentários: