sexta-feira, julho 11, 2008

"Lei Zé do Telhado"...

Andam por aí, na net, umas listas de gente muito bem instalada na vida que, num país de grandes assimetrias, as tornam ainda bem mais escandalosas e, logicamente, vergonhosas.
Ele são senhores a ganharem mais que Émires das Arábias; ele são gente a acumular proventos de vãrios cargos e reformas; ele são políticos que comem a vários queixos, através de despesas de representação e de alcavalas, tantas vezes inexplicáveis.
E o Zé o que é dele? - Ganha misérias de um ordenado mínimo insuficiente à carestia da vida ou recebe uma pensão de reforma que mal da para a buxa, já que a Farmácia lhe leva a maior fatia.
Razão tinha José Teixeira da Silva (mais conhecido por Zé do Telhado) quando tirava aos que tudo tinham para benefíciar os que pouco auferiam, diluindo assim, ainda que de forma muito reduzida. as assimetrias existentes na área em que actuava.
Por que não o faz o Governo, de forma legal, acabando com o escândalo vergonhoso dos rendimentos exagerados para bem dos que pouco (ou quase nada) recebem? Por que não se decreta, em Portugal, a "Lei Zé do Telhado", com vista a eliminar ou, simplesmente, a reduzir as assimetrias económicas e sociais que nos chocam e envergonham?

Sem comentários: