sexta-feira, maio 02, 2008

Clareza e franqueza

A bloguista e Amiga Pandora, comentando a minha anterior mensagem, disse: «Está cheio de razão ao dizer que certos blogues não têm nada, a não ser trivialidades, alguns inclusive são bastante maus, mas eles sentem-se felizes assim...
Por outro lado o seu é um dos que mais gosto de visitar, pois escreve de forma clara e franca.
»

A clareza e franqueza a que faz referência mais não são do que o resultado de uma vida de luta, sacrifícios (muitas privações e provações de toda a ordem), dor, angústia e, bastantes vezes, também medo do dia seguinte. Isto, não parece, mas caldeia e tempera o aço da nossa existência. «Não nascer em berço de oiro» – como soa dizer-se – deixa em nós marcas que têm, forçosamente, de mostrar humildade e fortaleza de carácter, no modo sincero como enfrentamos a vida e, de certa forma, como nos expressamos e como analisamos as coisas de momento a momento.

Porém, sempre direi, não bonda ser claro e franco para sermos entendidos e para que a nossa mensagem tenha o efeito desejado, ou seja: alertar as consciências para os reais valores da vida e do mundo. São precisos mais dois ingredientes fundamentais: o conhecimento e a força de expressão. O conhecimento obtêm-se pelo estudo e pela observação de quanto nos rodeia. A força na forma como desenvolvemos os nossos pensamentos, pondo-os em palavras, é fruto – digo eu, por experiência própria – dos “pontapés no rabo” que vamos levando ao longo deste agreste calcorrear pela Terra em busca da sobrevivência e na sua conquista passo-a-passo.

Por isso afirmo, bastas vezes, que é preciso mantermo-nos em permanente aquisição de conhecimentos, estudando e olhando atentamente à nossa volta, sempre prontos a agir com atitudes e/ou lançando o nosso grito de apoio ou, consoante o caso, de revoltada indignação e/ou, ainda, quando tal é a melhor solução, guardar silêncio, para “não se deitarem pérolas aos porcos e não se darem nozes a quem não tem dentes para as roer” – como muito bem diz o povo em seus aforismos.

Não sei se será necessário dizer mais alguma coisa sobre o tema, mas acho bem que não e, por isso, por aqui me fico.

Sem comentários: