terça-feira, maio 20, 2008

Ainda fanatismo/fundamentalismo

Dizia eu, na semana passada, que o fanatismo/fundamentalismo, não era coisa boa, pois é, de certa forma, uma atitude que revela enorme falta de senso já que, na maioria dos casos, se traduz na incapacidade de pensamento, assentando em ideias feitas que mais não são do que dogmas fabricados por mentes que pretendem, simplesmente, impor os seus princípios sem qualquer tipo de estudo e/ou discussão.

A esse propósito ocorreu-me o puritanismo de certos indivíduos (bastantes, até com elevados conhecimentos académicos) que se opõem à transgenização de alguns produtos, dizendo que daí podem resultar malefícios para a humanidade.

Concordo, como ecologista que julgo ser, que, de facto, algumas dessas manipulações genéticas poderão ser perniciosas, mas não corroboro que todas sejam um malefício para a Natureza e para o Homem.

A transgenia existe desde sempre. Umas vezes feita por intervenção do ser humano, outras por efeito de elementos da própria Terra. Não queiramos ser “mais papistas” que o Papa”!

Se analisarmos, atenta e desapaixonadamente, verificamos que nos deliciamos com muitos produtos transgénicos sem sequer nos darmos conta de que o são e sem nos afligirmos com o preconceito de que podem ser maléficos para a nossa saúde, porque, na realidade, não são.

Vejamos, por exemplo, o caso das célebres e saborosíssimas maças de “Bravo de Esmolfe”; as “Nectarinas”; as “Clementinas”; e tantos, tantos outros produtos que, por acção do vento, dos insectos e da inteligência do homem cruzaram géneses dando azo a uma nova estrutura genética, E isto aplica-se ao vinho que, por causa da epidemia de filoxera, obrigou os vinicultores a procederem a enxertos, tornando essas videiras, graças à nova textura genética, mais resistentes. O mesmo se pode afirmar – lembro-me muito bem – de meu avô materno que, para ter cerejas em Setembro, enxertava garfos de cerejeira em vergônteas de carvalho. E que bem sabiam aquelas cerejas rijinhas e fora de época!...

Sejamos, por tudo isto, ecologistas, sim! Mas fanáticos e fundamentalistas nunca!...

Sem comentários: