segunda-feira, outubro 15, 2007

Má educação e ignorância

De um modo geral, os ensinamentos de Cristo preconizam aos seus seguidores a tolerância, a compreensão e a paciência. Tolerância para aceitarmos a (sempre possível) falha do nosso semelhante; compreensão para entender que o outro também tem direitos e necessidades; paciência para esperar com muita serenidade a nossa vez de usufruirmos o que nos for devido.

Ora o que vimos, pela TV, no passado sábado (13/10/2007) em Fátima, foi bem a antítese de tudo aquilo que acabei de enumerar.

Era uma multidão despropositadamente sem tolerância, sem compreensão, sem paciência e… mais, sem fé. Pois, desrespeitosamente, em algazarra de vendedores em dia de feira, protestava contra o facto de a nova igreja do santuário estar encerrada e não a poderem visitar naquele momento, já que, no interior, decorria o ensaio duma orquestra e dum coro, com mais de 150 pessoas, para o espectáculo que iria ocorrer daí a umas horas.

Como é que dois mil e tal anos depois do nascimento de Jesus, a (“sua”) Igreja não foi capaz de instruir “o seu rebanho”, naqueles – aliás, comuns a todas as religiões – sãos princípios de convivência humana? Que andou o clero, em todo este vasto tempo, a fazer? Que evangelização foi (ou é) esta?

Depois admiram-se que a Igreja Católica Romana esteja a perder fiéis, com aumento de descrentes e fuga para outros credos!...

Sem comentários: