segunda-feira, abril 16, 2007

"Festival do Oculto"

«Tudo está escrito!...» – soa dizer-se quando algo não corre segundo o nosso desejo, querendo-se, com isso, atribuir ao “Destino” as culpas do nosso falhanço ou do nosso sucesso, como se o destino não fosse coisa feita por nós, com o nosso esforço, espírito de luta, estudo aturado, meditação profunda e/ou modo de ser e de estar no Mundo.

O Destino, somos nós e a nossa interacção com os outros e com quanto nos rodeia, desenhando o rumo que, de momento a momento, somos forçados a traçar, com vista à prossecução dos nossos objectivos no mapa da existência, tendo em conta centenas de factores, que, em moto continuo, vão alterando as conjunturas económicas, sociais, políticas, numa palavra: Humanas.

Vem isto a propósito de um “Festival do Oculto” realizado este fim-de-semana, em Viseu, onde uma dezena e meia de charlatães (sublinhe-se a palavra), facturou à custa de umas boas dezenas de incautos, febrilmente ansiosos de descobrirem o seu “Destino” de curto ou médio prazo. Não estou – não posso estar – contra nada, nem ninguém. O que me surpreende é ver que, em pleno século XXI, ainda há tanta gente que não sabe separar o trigo do joio e não destrinça o oportunismo da seriedade a qual é fruto da obtenção de conhecimentos e de saberes sólidos, com base em princípios e regras cientificas e não, empiricamente, em fanatismos mórbidos que enganam e, mais tarde ou mais cedo, desiludem e levam a depressões perniciosas e, daí, à perda da razão.

Contra que “moinhos de vento” quixotescos estamos a esgrimir?...

Sem comentários: