quinta-feira, março 22, 2007

Dia Mundial da Poesia

Dizem que a Primavera começa a 21 de Março – ao que parece já não é assim, nem cronológica, nem astronomicamente – tendo-se convencionado também que essa data seria usada para comemorar o Dia Mundial da Poesia e isso, talvez, pela beleza da estação em que tudo desabrocha na Natureza.

Na Antiguidade Clássica os poetas eram pessoas benquistas em qualquer lugar em que vivessem ou a que fossem. Neste último caso, era uma honra hospedar o poeta em trânsito, o qual se cumulava de atenções e cuidados especiais e reverenciais.

Oh! Como a vida mudou!...

Na actualidade o Poeta (feminino ou masculino) é um ser “trivialmente” tratado. Não é que seja mal, pois é um ser humano igual a todos os demais, mormente a sua sensibilidade emocional e forma de encarar o mundo e as coisas. Mas uma coisa é isso, outra é ver-se na impossibilidade de não ter quem dê à estampa o seu canto. Verdade que (é facto bem visível que há quem se julgue poeta por rimar alhos com bugalhos o que nada tem de poético) a vida dos nossos dias está contaminada pela quebra no gosto e hábito de leitura. O que se lê e como se lê tem imenso a ver com a agitação frenética de um quotidiano marcado pela enorme falta de tempo livre. Daí resulta o desinteresse das editoras nessa forma literária, dado que não lhes traz proventos económicos.

«Para compreender os tempos é preciso escutar os Poetas. Para saber o que padece o mundo é preciso interrogar os poetas.» Diz, e muito bem, o Padre David Maria Turoldo «a propósito do “regresso dos monges para refundarem a Europa”».

Logo é preciso, é urgente que hajam Poetas (não meros rimadores ou fazedores de “versos”) que, com a sua forma de ver e sentir, nos transmitam, através de suas mensagens estético/filosóficas, o desejo de sermos melhores e contribuirmos na construção da Paz de forma duradoura.

Sem comentários: