segunda-feira, março 19, 2007

O clima e a sabedoria popuilar

Ontem, no cimo da Montanha de Santa Eufémia, na Freguesia de Cepões, estava um calor fora de época – digo eu –, hoje, por seu turno, o dia mostra-se desagradável, porque um vento gélido que, aqui em Viseu, a meio da tarde, nos apresentou uns pequeníssimos farrapos de neve, à mistura com algumas gotas de chuva.

Por hábito adquirido nestas últimas semanas, as pessoas queixam-se da instabilidade do clima, esquecendo-se que, num passado não muito distante, o mês de Março era assim mesmo. Até se dizia: Março, marçagão um dia bonito, outro focinho de cão. E mais, havia também o aforismo: Até Junho traz o gibão e daí para a frente trá-lo sempre. O que quer dizer que o tão falado “efeito de estufa”, embora exista e deva ser motivo de forte preocupação, para todos nós, ainda não anulou o que a sabedoria popular criou ao longo dos séculos.

Mas isso não faz com que nos deitemos ao sol, descansadamente, a gozar a dulce farniente das delícias de Capua, pois há que continuar, activamente, a luta para travar o aquecimento Global e evitar as consequências dessa tendência perigosa par o futuro do nosso planeta.

…E a luta continua!...

Sem comentários: