terça-feira, agosto 10, 2010

Ainda "Uma advertência em Tempo de Férias"

A pretexto do artigo publicado anteriormente, recebi do mesmo Anónimo, o comentário que a seguir transcrevo, devidamente editado e revisto, no tocante à sintaxe, para que seja mais facilmente entendível pelos meus queridos leitores, não anónimos, a quem gostosa e sinceramente saúdo:
«Pode crer que não fico surpreso com o seu "não concordo". Muitos me têm dito isso quando me ouvem pela primeira vez. Mas quando me refiro nesses termos. tenho em mente, sem dúvida nenhuma, todos os que não sabem viver em liberdade, não cumprem as regras (talvez: Leis), fazem (de) tudo para passarem por cima de tudo e de todos sem olhar a meios. Falta de civismo, falta de educação! Estou contra os que não sabem comportar-se em locais públicos; que roubam; matam; andam nas estradas sem carta, sem seguro; vendem artigos roubados ou contrafeitos; praticam violência domestica ..etc, etc. É a esses que me refiro. São esses que quero dentro, que quero multados, e não aos que exprimem as suas ideias; que concordam ou não com algo e o dizem; aos que se manifestam sem medos de repressão; aos que podem (sabem) andar por onde lhe apetece; aos que pagam os impostos....
Teria muito mais a dizer, mas creio que vai entender a minha revolta. E, já agora, lhe digo que começo a ouvir de amigos: "se calhar até tens razão", este país - bem como este mundo - está uma "bandalheira"
Volto a não concordar. Não são as multas, as prisões e outros tipos de repressão que vão mudar os prevaricadores. "A violência gera violência" - diz-se, com verdade e muito bom-senso.
Por isso, repito o que disse no artigo anterior: Sejamos pedagógicos e usemos o Amor na formação dos mais pequenos e, daqui a uma década, veremos os frutos dessa nossa atitude pacífica e autenticamente cristã.
Julgo que fui claro!

Sem comentários: