sexta-feira, março 26, 2010

Crise de valores - mal dos nossos dias

«O País está doente.» - Disse Manuela Ferreira Leite. Ainda que não leia ( nunca o fiz) na cartilha dessa senhora, acrescento, no entanto, que não é o País que está doente, é (toda) a sociedade e essa maleita, por contágio directo, contamina (todos) os campos em que decorre a actividade humana.
E (tudo) isto, porque - não é só um problema nacional -, ao longo das últimas décadas, se têm vindo a perder valores fundamentais que são o pilar da convivência comunitária, como seja o respeito e o amor pelo outro.
Bem sei que ninguém é perfeito, mas daí à perda do sentido de fraternidade que deveríamos - note-se que digo "deveríamos" - ter por (todos) aqueles com quem privamos (ou temos de, por força das circunstância, privar) vai uma distância abissal, nada mais importa, o importante é que nós vivamos bem e os outros... que se lixem!
Vivemos hoje num mundo egoísta em que (todos) façam o mal que fizerem, "lavam as mãos", como Pilatos, e vão em frente, sem escrúpulos, nem remorsos.
E triste chegar a esta conclusão. Todavia - sou um optimista - ainda acredito nas novas gerações de menos de 16 anos, pois estou convicto de que eles reconstruirão o que, por ganancia económica e de poder, estamos a destruir.
Que assim seja!...

Sem comentários: