sexta-feira, agosto 28, 2009

Ainda Conhecimento e Imaginação

Olá Cristina,
Dizes, em comentário ao artigo anterior, que teu avô materno, apenas com a antiga 4ª Classe, foi o teu grande mestre, ensinando-te nas visitas que fazia contigo à praia, ao zoo, á estufa fria, etc. e que o que és o deves a ele.
Acrescentas ainda, que nunca "inventou" nada, talvez insinuando que naquele caso, não foi precisa imaginação para nada, bastou apenas o conhecimento adquirido nos imensos livros da vossa biblioteca que ele, tão gostosamente, lia e assimilava.
Na realidade e á primeira vista assim parece, mas a realidade é bem outra. É que o teu avô, para além de conhecedor era, sobretudo, um excelente pedagogo, pois sabia comunicar maravilhosamente.
Ora esse dom, na minha modesta opinião, é fruto sublime duma imaginação prodigiosa e estupendamente aproveitada para bem dos outros
Um professor competente e interessado está permanente a descobrir as palavras e a inventar as frases adequadas ao magnífico efeito de facilitar e tornar eficazes os ensinamentos que pretende legar aos seus discentes.
Por isso, Cristina, sem que tu o soubesses, o teu avô era e foi um grande inventor, pois inventou, com a ajuda do seu conhecimento, o método pedagógico que, definitiva e capazmente, te preparou para a vida.
Ou estarei errado?

Sem comentários: