quarta-feira, abril 08, 2009

Coisas dos Tempos

«In illo tempore» (naquele tempo) é a frase de alguns textos dos evangelhos, especialmente os de Mateus. Meu avô paterno tinha por hábito também dizer «naquele tempo» para se referir a qualquer facto da sua meninice ou juventude e eu, por isso, cuidava, na minha ingenuidade de menino a começar a ler, que o meu querido avô tinha mais de dois mil anos, pois só no Livro Sagrado encontrara tal expressão.
Hoje a vida é tão célere e os meninos têm tão pouco conmtacto com os avós que, quando crescerem, não terão, por certo, lembranças (saudáveis) do convívio com os pais dos seus pais como eu tenho e que são importantes, porque cimentam laços de pe rpétua amizade, os quais nos identificam e marcam as gerações.
Agora os "velhos" vão para os lares ou vivem a centenas de quilómetros dos seus descendentes o que faz com que se vejam de crés a crés pelo que não existe, como num passado não muito distante, o enlear desses laços de convivência e amizade que identificam e qualificam o Ser Humano.
E daí? - perguntar-me-ão.
Não sei! Cada um tire as ilacões ou conclusões que sua formação lhe inspirar.

Sem comentários: