quarta-feira, outubro 01, 2008

Maktub - está escrito

Os árabes quando algo que è previsível se transforma em realidade, dizem uma só palavra: maktub que, em português se poderá traduzir como, "está escrito".
Afinal, a crise económico/financeira que - dizem - se abateu (ou está a abater) sobre o Mundo, mais não é do que o resultado natural de atitudes e governações completamente erradas, tornadas "agora" em desgraçada realidade.
Os princípios económico/filosóficos de Karl Marx, postos - mal, afirme-se - em prática na ex-união soviética, desmoronaram-se na voragem da dureza de uma ditadura. Os conceitos capitalistas da maior "democracia (?)" ocidental, estão a desfazer-se arrastando, na sua queda, todas as economias mundiais. E não acusem só o Jorge Bush, como também não acusem só o José Sócrates, porque o mal não foi feito nestes últimos anos. A tragédia começou a desenhar-se há 63 anos, quando acabou a II Guerra Mundial, em que os governantes, desorientados e ávidos de enriquecimento e de poder, se empoleiraram num cavalo louco para o qual não tinham rédeas. daí o princípio da derrocada.
Que política seguir daqui para a frente?
Só há uma resposta: a da parcimónia económica, sem deixar de evoluir e de "reconstruir" esse progresso, e do amor ao próximo, numa verdadeira elevação espiritual do homem compassivo e solidário consigo e com o seu semelhante mais carecido, acabando, desse modo, com as assimetrias deste nosso triste e vil tempo.
Quem não for burro, que entenda!

Sem comentários: