sexta-feira, setembro 19, 2008

O Fumo e a vida

Li um dia destes que dizem as estatísticas que, em Portugal, o tabaco mata mais que o álcoo e o cancro. Só em 2005 morreram 12 500 pessoas vitimadas pelo tabaco - melhor - pelas doenças que o mesmo provoca em quem o fuma.
Fiquei preocupado, não por mim que nunca fui fumador, embora, pela minha profissão de jornalista, quando no activo, tenha sido fumador passivo. talvez por isso, tenha estado internado no Hospital de Viseu (durante 5 dias), com uma máscara de oxigénio, porque o meu sangue acusava um défice algo elevado daquele gás.
E esta preocupação leva-me a questionar: se as campanhas não dão o resultado esperado e desejado, então o que fazer? O que é que leva as pessoas a este suicídio lento e com números tão assustadores? Será que as campanhas têm sido mal feitas, para se revelarem assim inócuas? Será que estamos - perdoe-se-me esta agressividade - todos tão estúpidos que não vemos isto?

Sem comentários: