O meu amigo de longa data (conheço-o ainda menino de calções), José Teles, a propósito do artigo “Lutai Mulheres!” que publiquei ontem neste blogue diz, com carinho e muito entusiasmo, o seguinte:
«Calema, que bom encontrar-te por aqui. Por aí, que bom encontrar quem, em coerência, levanta bandeiras, muitas...e todas elas no combate pela liberdade e dignidade humana.»
Nunca agi de outro modo, toda a minha vida foi (e é) uma constante luta pelos valores que tenho como fundamentais de qualquer sociedade que quer ser tida como civilizada e, de forma vincada, democrática.
Ser Homem é lutar, com todos os meios a seu alcance, pela liberdade de pensamento e acção, numa busca esforçada pela igualdade de direitos, mas também e sobretudo de deveres.
É que não há liberdade sem que se tenha o dever – digo, obrigação – de respeitar o nosso semelhante, numa fraternidade séria e sincera, fazendo-o com humildade e sem que os outros se apercebam, ou seja: sem alardes ruidosos, nem fogos de vista que estoiram e acabam por nada deixar, ou se deixam, é dúvida e dor, coisas que não são de aplaudir, e muito menos de legar.
Por isso: Viva a Liberdade e a Dignidade para cada ser humano! E viva quem por tal e para tal desenvolve seus esforços!
Sem comentários:
Enviar um comentário