terça-feira, dezembro 29, 2009

Felicidades para 2010!

Quando acaba um ano e outro se aproxima a passos de gigante é da tradição fazer votos de Ano Novo cheio de prosperidade.
Esse desejo é - creio - na maioria dos casos, pleno de sinceridade. Contudo há também o inverso, ou seja, existe quem faça tal voto por hipócrita cortesia. É bem o «Maria vai com as outras...» numa revoltante operação de marketing, da qual (eles) poderão vir a tirar quaisquer, escondidos e insofismáveis, proventos.
Eu, porém, por ser gente de bem, faço-o do fundo do coração e, por isso, eivado de toda a sinceridade e com todo o amor e verdade do meu pobre coração.

Feliz Ano Novo
, com muito sucesso em todos os aspectos da vida e com muita saúde, amor e paz!

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Insensatez (?)...

Melhor para uns, pior para outros o certo é que o Natal de 2009 já lá vai. agora preparam-se as coisas para se entrar em 2010 com o pé direito. cá por mim - como todos os anos - vou passar o ano na Madeira, pois vou estar muito bem sentadinho num sofá cuja base é feita desse ecológico material.
Primeiro foi o consumismo de Natal, agira é o da Passagem de Ano.
Afinal não há crise!
Pois, pois! O pior é que mesmo sem ser preciso abrir muito os olhos, vê-se, por aí, muita mingua, não só nos pobres de sempre, mas nos os outros, nos de agora.
E, descarada e despudoradamente, ainda há quem gaste e gaste sem se lembrar dos seus irmãos mais carenciados.
- Meu Deus, por quê tanta insensibilidade, tanto egoísmo?...
"Perdoai-lhes Pai, que não sabem o que fazem!..."

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Votos de Natal

É Natal!
Jesus vai (re)nascer!
Será?
Com os homens a cometerem tantos disparates é difícil acreditar nisso!
No entanto...
Bom Natal, para todos, com sorrisos, saúde, amor e paz!
Cuidado com os fritos e com os exageros de açúcar!...

Festas Felizes!

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Cimeira de Copenhaga - um fracasso

Parece que todos aqueles que se preocupam com os problemas da ecologia estão profundamente tristes e não menos desiludidos com o falhanço da Cimeira de Copenhaga.
Em vez do bom-senso continuou a prevalecer a ganância, a (desgraçada) ambição da "ganhuça" levada ao paróxismo pelos países a lutarem por desenvolverem as suas produções industriais, como a China, os Estados Unidos da América e a Índia.
E os outros, os que estão abertos para fazerem o esforço de reduzirem as emissões de gases com efeito de estufa, esses, que se lixem, pois são o mexilhão sem voz nem força na matéria!...
Será que essa gente é estúpida e não vê o mal que está a fazer ao Planeta, alterando o clima e, daí, a sobrevivência do homem e das espécies?
Não o creio. O que os move é o lucro fácil e rápido, o resto, para eles, não importa!
Não podemos, entretanto, cruzar os braços. Há que continuar a lutar, de todos os modos, e, também, a gritar, a bradar forte no meio deste imenso deserto em que nos estamos a tornar!!!...

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Natal deve ser tempo de construir Paz e Amor

Estamos a dois passos do dia convencionado como sendo a data (25/12) em que, algures, em Israel, nasceu Jesus - o Cristo.
E digo convencionado e também algures, porque, segundo historiadores e cientistas bem documentados, Jesus foi dado à luz a 19 de Setembro do ano -7 (menos7) do calendário gregoriano (em uso nos nossos dias) e porque, segundo alguns reputados estudiosos bíblicos, não é garantido que tal acontecimento tenha ocorrido em Belém, como se fala em alguns textos (ditos) sagrados.
Mas isso não é relevante para quem tem fé cristã, o que importa é que o Emanuel das profecias veio a este Mundo para nos deixar normas de vida em que prevalece, para que se pratique intensamente, o amor a Deus, a nós mesmo, e, de forma bem vincada, ao nosso próximo - mesmo animal, digo eu, com convicção.
E, daqui, surge a questão:
Será que este Natal vai, finalmente, gerar a paz e o entendimento entre os homens consigo mesmos e com a Natureza, cada vez mais mal tratada?
Faço votos para que assim seja!

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Não à violência

É claro que todos os comportamentos violentos são reprováveis e, em face disso, deve ser evitado todo e qualquer modo de incentivo que leve a factos tão tristes e lamentáveis.
Estou, naturalmente, a falar do ataque ao Primeiro Ministro italiano que todas as televisões têm, profusa e despudoradamente, mostrado.
É, infelizmente, mais que evidente que o homem não tem tido um comportamento concernente com o cargo que ocupa, mas daí a ser vítima de tal agressão vai uma distância abissal.
Depois, bem, depois há que condenar os sites e blogues que aplaudem aquele tresloucado ataque e que, de modo indirecto, incitam a que o acto seja repetido com Berlusconi ou com outro qualquer "Senhor do Mundo".
Incentiva-se ao ódio e não, como devia ser, ao amor e á concórdia e, evidencie-se, à paz entre os homens, promovendo o perdão, já que todos nós, de uma maneira ou de outra, somos falíveis.
Neste Natal por que não promover uma vasta campanha de condenação de toda e qualquer forma de violência?
O apelo aqui fica!...

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Será da crise, ou será falta de boa-vontade?

Estamos a muito poucos dias do Natal. Quando era menino, incutiram em mim que este período deveria ser vivido em paz e com muito amor. Sem negar a qualidade e verdade dessa bela lição, não deixo, entretanto, de dizer que toda essa aprendizagem de infância não é o que, pelo menos, se vê na actualidade.
Os conflitos e o desentendimento pululam por todo o lado. Há desacatos e falta de tolerância entre os homens e entre as nações e não se topam gestos que levem ao término de todo esse mau-estar nacional e internacional.
É da crise! Na realidade já os antigos diziam que «em casa em que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão».
Custa a crer que seja só isso, pois já muito antes de se falar em crise, as coisas andavam numa terrível e feia bulha, não se compreendendo e desculpando uns aos outros. Há muito que o Mundo se convulsiona nas dores dum tremendo parto.
Quem me dera não ver e escrever estas coisas, dado que o que eu quero é que, de verdade e definitivamente, haja Paz e Amor no coração e na alma de todos os homens, para poder dizer:
Hossana nas Alturas e Paz na Terra aos homens de boa-vontade!...

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Adopção e verdade

Quem faz uma uma adopção, seja do que for, deve ser informado de todo historial do adoptado,pois só assim (penso eu) esse acto importante, será perfeito e consciencioso.
Há catorze anos, uma bebé que havíamos acolhido foi entregue, por adopção, a alguém.
Nós (eu e minha esposa) entregamos às técnicas sociais que a vieram buscar a nossa casa toda a documentação relativa à criança, incluindo os relatórios médicos dos médicos do Hospital Pediátrico de Coimbra que, desde que saiu da maternidade, acompanhava a pequenita.
Entretanto, por portas travessas, soubemos que as tais técnicas, na entrega da criança ao casal adoptante, não entregaram os referidos relatórios clínicos, o que, posteriormente, veio a causar alguns transtornos aos pais adoptivos, dado que a criança teve uma recaída na sua doença que estava em vias de cura.
Outro tanto sucedeu agora com uma cadelinha que, por adopção fomos buscar a um canil, vindo a descobrir-se que para além da idade não ser a que está registada no documento sanitário que recebemos, o pobre do bicho também tem problemas de visão.
Por quê esconder a realidade? Por quê tal desonestidade?
Que adopta é porquedeseja fazer bem e dar amor, logo deve ser esclarecido de toda a verdade. Ou não será assim?...

quarta-feira, dezembro 09, 2009

"A Terra é a nossa casa"

«Tu estavas lá?» era a pergunta que no romance "Ben-Ur" se repetia para saber quem assistiu à crucifixão de Cristo - crime hediondo da humanidade de então.
Pois é!... Neste momento, bem lícito nos é questionar também:
Tu estás cá? Estamos todos e estamos a ver as calotes polares e os grandes glaciares dos Himalaias e de outros pontos do planeta a entrarem, assustadoramente, em acelerado processo de degelo e a ver os desertos a aumentarem suas proporções e... o que fazemos?
Tu (governante deste Mundo e mero homem da rua) estás cá e mesmo sabendo que Terra só há uma e que ela é a tua casa, por que não mudas tua atitude? Por que continuas a contribuir para o aumento de dióxido de carbono na atmosfera? Por que prossegues com a poluição das águas, atirando para os rios e para o mar com todo o teu lixo? Por que descuras a reciclagem e o reaproveitamento dos materiais já usados? Finalmente, por que não usas, de todas as formas, a tua voz e os teus braços no sentido de salvar a "nossa casa"?
Pelo menos, o meu grito aqui fica!...

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Uma questão de "boa-vontade"

Em Copenhaga reúnem-se hoje os "senhores" deste Mundo, para discutirem a melhor forma de "tratar da saúde" do Planeta.
Esta "Cimeira" vai ter a presença dos Presidentes Americano e Indiano, dois dos grandes poluidores mundiais, os quais, consta, estão cheios de "boa-vontade", no sentido de diminuírem os tão nefastos efeitos que a poluição causa ao Ambiente.
E, neste caso, uma pergunta se impõe:
E a China (actualmente um dos maiores, se não mesmo o maior poluidor do Mundo) será que também está disposta a modificar a sua posição e atitude?
Tenho sérias dúvidas, pois isso irá, de certo modo. baixar a sua gigantesca produção ou antes aumentar o custos dos produtos que põe nos mercados deste Mundo, a preços sem concorrência.
Entretanto, porque sou um optimista, ainda acredito que alguma coisa boa sairá desta "Cimeira". Se assim for bem poderemos dizer aos "senhores" do poder mundial: Bem-hajam, muito bem-hajam!

sexta-feira, dezembro 04, 2009

Selectividade ou descrença a mais?

Na minha caixa de correio electrónico, quase todos os dias, aparecem mensagens de amigos e não só, dum modo geral por reencaminhamento, com as coisas mais disparatadas e sem nexo que imaginar se possa. Outras vezes, apesar do laçarote com que vêm embrulhadas, não passam de trivialidades ou, o que é bem pior, mensagens, aparentemente, carregada de "bons" conceitos morais, religiosos, sociais e não sei que mais... mas que são, lamentavelmente, balofas. E também as há que oferecem "mundos e fundos", se forem reencaminhadas, em que só os papalvos e gananciosos acreditam.
Eu, cá por mim, a mais das vezes, nem abro esse correio, pois, de pronto, o envio para o "lixo" donde é, de imediato, apagado, procurando não sobrecarregar a memória do meu modesto computador e, de certo modo, salvando-o da possibilidade de ser contaminado com quaisquer vírus.
Será que estou a ser burro? ou que sou demasiado incrédulo? ou ainda estou a ser exageradamente selectivo, no meu modo de ver a realidade da vida?
Creio que não e, por isso, não vou mudar meu pensamento e minha atitude.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

A Juventude e a mudança

In Illo tempore (naquele tempo ou antigamente) quando um senhora entrava algures, logo havia um cavalheiro que se levantava para ceder o assento à dama. Hoje - em muitos casos - esse bom costume desapareceu. Será falta de educação? Ou - como também já ouvi, numa anedota - o que falta não é a educação, o que falta é lugares vagos!...
Não sou apologista da cortesia subserviente e louva-minhas do passado, mas reconheço que a gentileza de quem pode para quem precisa, não é o que era.
Por quê? Não sei!
No entanto, penso que é tudo uma questão de sensibilidade e de valores morais que privilegiam aqueles que carecem de mais solidariedade e apoio nas suas naturais carências humanas.
Pois é! Todavia nem tudo vai mal! Ainda há muito boa gente que ( e falo do alto da cátedra da minha deficiência) se mostra aberta a atitudes de cavalheirismo, na ajuda ao próximo necessitado. E, congratulemo-nos, não são só os mais velhos, vê-se, também, as novas gerações a fazê-lo.
Graças a Deus que a nossa juventude - a bem formada - assim procede, porque o Futuro do Mundo está nessas novas pessoas capazes de mudar políticas, conceitos e formas de Ser e Estar.
Estarei errado?... A Esperança - em mim - nunca morre!